Minha História - Professor José Eduardo Faria

Professor José Eduardo Faria - Professor José Eduardo Faria

Professor José Eduardo Faria - Professor José Eduardo Faria

Minha História

José Eduardo Campos de Oliveira Faria nasceu em São Paulo, em uma família com tradições rurais em transição para o meio urbano. Cresceu em ambiente intelectual, entre livros e debates políticos. Seu pai foi professor da Universidade de São Paulo e advogado.

A tradição acadêmica de sua família o estimulou a seguir carreira como docente na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Faria desenvolveu também uma trajetória paralela no jornalismo (Jornal da Tarde e Estadão, tendo recebido três Prêmios Esso) e como executivo do setor financeiro (assessorando Olavo Setúbal no Banco Itaú).

É Professor Titular e Chefe do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde leciona desde a década de 1980, ininterruptamente, Sociologia Jurídica (graduação) e Metodologia do Ensino Jurídico (Mestrado e Doutorado), tendo também coordenado o PET/CAPES Sociologia Jurídica por três décadas, além de haver criado e lecionado outras disciplinas, como Sociologia da Constituição (graduação e pós-graduação). Já foi também chefe de departamento em mandato anterior e presidente da comissão de pós-graduação da FD-USP. Bacharel (1972), Mestre (1977), Doutor (1981) e Livre-Docente (1982) em Direito pela USP, realizou pós-doutorado pela University of Wisconsin, Madison, Estados Unidos (1984).

Sócio Emérito da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD), tendo sido o homenageado do IX Congresso Internacional da entidade por seu pioneirismo e liderança na área (2018). Vencedor do Prêmio Jabuti de literatura com o livro O Estado e o direito depois da crise (2012). É também autor de O direito na economia globalizada, traduzido e publicado na Espanha pelo prestigioso Editorial Trotta. Seus livros mais recentes são: Baú de ossos de um sociólogo do direito (2018), Corrupção, Justiça e Moralidade Pública (2019), A liberdade de expressão e as novas mídias (2020), Direitos, política e ciência em tempos de pandemia (2022) e Degradação Democrática: o Brasil em risco (2022).

Apontado entre os seis juristas mais citados em trabalhos acadêmicos no Brasil (AD Scientific Index/ GoogleScholar, 2021). Autor de mais de 50 artigos em periódicos acadêmicos, já foi premiado como orientador da Melhor Tese em Ciências Humanas na USP, tendo concluído a orientação de 60 pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ganhador do Prêmio Spencer Vampré, de melhor professor da FDUSP em 2021. Integrou por três mandatos o comitê da área de direito e economia do CNPq e a coordenadoria de ciências humanas da FAPESP.

Foi membro do conselho editorial do International Institute for Sociology of Law e Professor Visitante da Universidade de Brasília, da Università del Salento (Itália), da Universidad Internacional de Andaluzia e da Universidad Pablo Olavide (Espanha). Foi integrante da Comissão do Centro de Estudos Políticos e Sociais do Instituto de Ensino Superior de Évora (Portugal), consultor da ONU para a implantação da Escola de Magistratura de Moçambique e assessor ad hoc da CAPES, CNPq, FAPESP, FAPERJ, ONU, Fundação Ford e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (Colciencias, Colômbia). Atua nas áreas de Sociologia Jurídica, Filosofia do Direito, Teoria Geral do Direito e Metodologia do Ensino Jurídico, pesquisando os seguintes temas: direito, mudança social e desenvolvimento econômico; poder e legitimidade; sociologia da constituição; direitos humanos; globalização; transformações do Poder Judiciário; direitos sociais; eficácia jurídica.

Newsletter

Cadastre-se para receber as nossas novidades e dicas.

Contato


    E-mail

    contato@professorfaria.com